top of page

O imediatismos das redes sociais, vida virtual e morte no mundo real.


"Quem foi que disse que porque alguém visualizou algo ela é obrigada a responder?!"


Na época que ouvi essa frase havia em mim um mix de liberdade e falta de educação. Essa frase veio da coordenadora de monitoria na minha época de faculdade, explicando sobre o uso do Whatsapp enquanto monitor de uma disciplina.


Como ela disse, nem ela nem nós éramos obrigados à responder os alunos fora do nosso horário de atividades e que de maneira alguma deveríamos nos sentir constrangidos ao ponto de tirar o visualizado (dois risquinhos azuis do Whatsapp) apenas para não ter que dar uma satisfação ao outro.


Pode parecer surreal, mas no mundo de hoje, se você visualizar algo e não responder você é uma pessoa má educada, ao ponto do outro te perguntar porque você visualizou e não respondeu.


1 - Nem tudo precisa de uma resposta:


Muitas vezes, quando uma pessoa te manda algo, aquilo não necessariamente precisa de uma resposta, pode ser apenas uma informação ou você não se sente bem para responder; pode ser que ao responder, aquilo vire uma briga.


2 - Não somos obrigados a responder todos:


Por mais rude que isso possa parecer, cada indivíduo tem total liberdade para responder ou não as mensagens recebidas. Tudo bem não responder, antes de ser aceito pelo outro, você precisa reconhecer e aceitar você mesmo, buscar aprovação no outro antes de você mesmo, significa viver a vida que o outro projeta em você e não necessariamente quem você é de verdade.


As pessoas precisam parar de ser dodói, as vezes uma pessoa visualiza algo e não responde na hora ou por falta de tempo ou até mesmo porque precisa pensar melhor na resposta a ser dada. Quando alguém age de forma sensível demais pela falta de resposta, acaba por demonstrar, mesmo que sem querer, seu desejo constante por aprovação e aceitação e até mesmo controle sobre a vida alheia.


Essa coisa do "instantâneo", que as redes sociais proporcionam, o que é muito positivo em várias situações, virou parâmetro de amor e consideração. Que loucura se sentir amado por que alguém visualizou algo e te respondeu "na hora" ou se sentir rejeitado quando acontece o contrário.


As redes sociais tem criado pessoas imediatistas e com uma necessidade de aceitação alheia fora do comum.


Você sai com os amigos ou vai pra uma reunião em família e não pode largar o telefone, pois precisa atualizar as redes sociais, responder Whatsapp, visualizar o e-mail, etc. e nessa correria de "ter que dar atenção" as pessoas no meio virtual, o mundo real vai perdendo a graça, a cor e o sentido, se tornando apenas um meio para se ganhar likes e visualizações.


Desacelere um pouco, desconecte-se, viva a vida real, sente-se com as pessoas, olhe nos olhos, sorria, construa memórias, tenham mais paciência e se algo realmente for urgente, ligue ou vá atrás da pessoa, no mais deixo com vocês meu lema de vida:


"A vida acontece fora da rede social, aproxime-se, caminhe junto."


Joycemille Rocha

POSTAGENS RECENTES
RECEBA POR EMAIL
ARQUIVOS DO BLOG:
CATEGORIAS:
bottom of page